Tel.: (11) 2381-4578 | e-mail: contato@v3valvulas.com.br

Válvula Gaveta

As válvulas gaveta são utilizadas em diversas aplicações nas quais são necessário um controle do tipo on-off (totalmente aberta ou fechada).
São válvulas que oferecem uma vedação positiva quando na posição fechada, e com mínima perda de carga quando aberta totalmente.
Devido ao fato da válvula gaveta ser de passagem plena, seu curso de abertura deve ser no mínimo igual ao diâmetro interno da tubulação.
Dependendo de seu projeto, material e classe de pressão, as válvulas gavetas podem trabalhar sob pressões e temperaturas elevadas.
O acionamento das válvulas gaveta pode ser feito manualmente por volante ou redutor de engrenagens, dependendo da bitola. As válvulas podem ser acionadas também por atuadores elétricos, hidráulicos ou pneumáticos.

Tipos de gaveta

Quanto ao projeto, a gaveta (obturador) poderá ser:

Cunha Sólida – É o tipo mais utilizado, porém não é recomendada para pressões e temperaturas elevadas, pois poderá causar travamento na abertura da válvula. Esse tipo é a única utilizada em válvulas de haste não ascendente (limite classe de pressão 150#); já nas gavetas classe de 150# com haste ascendente esse tipo de cunha é o mais encontrado.

Cunha flexível – Consiste em dois discos interligados por um ressalto central. Normalmente, a cunha flexível é utilizada em aplicações que exigem estanqueidade absoluta em altas pressões e temperaturas (por este motivo, os anéis de vedação são soldados ao corpo).

Discos paralelos – É recomendada para fluidos voláteis ou leves em altas temperaturas e pressões, sujeitas a variações. Esse tipo construtivo necessita de by-pass a fim de evitar carga exercida pela gaveta sobre o anel a jusante.

Tipos de haste

Os tipos de hastes utilizadas em válvulas gavetas são: ascendente ou não-ascendente

Haste ascendente – É a mais utilizada em todas as bitolas e classes de pressão. Este tipo de haste impede o contato da rosca com o fluido de processo que passa através da válvula, e permite uma visualização rápida quanto à posição da válvula (aberta ou fechada).
Quando a válvula possuir este tipo de haste, é necessário ter espaço físico suficiente (no mínimo igual ao curso da haste) acima do volante para que a cunha possa ser aberta totalmente.

Haste não-ascendente – São muito utilizadas em baixas pressões, até classe de pressão 150#, ou quando o espaço acima do volante é limitado. Nesse tipo, a haste e a cunha fazem movimento linear. As válvulas que utilizam esse tipo de haste somente são encontradas com cunha sólida.

Principais Características

  • Operações não frequentes
  • Baixa perda de carga
  • Alta capacidade de vazão
  • Permite fluxo nos dois sentidos
  • Ampla gama de tamanhos
  • Aplicável nas mais diversas faixas de pressão e temperatura

Detalhes Construtivos

  • Norma de construção: API 600, API 602, API 603, MSS SP 42, MSS SP 70, MSS SP 80
  • Diâmetro:  1/2″ à 36”
  • Classe de pressão: 150# / 300# / 600# / 800# / 900# / 1500# / 2500#
  • Extremidades: Rosca, Flange, Solda de Topo
  • Material: Aço carbono (fundido e forjado) , Aço inox (fundido e forjado), Aço Liga (fundido), Bronze
  • Internos: Aço carbono (fundido e forjado) , Aço inox (fundido e forjado), Aço Liga (fundido), Bronze