Tel.: (11) 2381-4578 | e-mail: contato@v3valvulas.com.br

Válvula Globo

As válvulas globo são as mais utilizadas e apropriadas quando existe a necessidade de controlar a vazão ou pressão de um determinado fluido.

Caso a pressão do processo atue contra o de fechamento do obturador, isso exigirá um maior torque do volante/atuador para que a vedação seja obtida. Entretanto caso a pressão do fluido esteja agindo na área de vedação do anel sede, este produz uma força contrária ao torque de acionamento do volante/atuador, que tende a manter o obturador afastado do anel sed, exigindo um maior torque no fechamento da válvula.
Portanto, a estanqueidade e o controle de fluxo com as válvulas do tipo globo dependem do sentido do escoamento do fluido.

Todas as válvulas globo possuem uma seta no corpo para indicar o sentido de escoamento do fluxo. Assim, o fluido sempre entra na válvula no sentido contrário ao de fechamento.

O acionamento pode ser feito manualmente por volante ou redutor de engrenagens, dependendo da bitola. As válvulas podem ser acionadas também por atuadores elétricos, hidráulicos ou pneumáticos.

Tipos de Válvulas Globo

As válvulas globo podem ser construídas em diversos tipos: convencional, angular, Y, aerodinâmico, fundo de tanque, agulha e não-retorno.

Convencional – É o tipo mais utilizado, também conhecida como globo reta ou T. Após o fluido entrar em uma válvula globo tipo convencional, ele sofre grandes mudanças na linha de escoamento do fluxo por causa das mudanças de direção, proporcionando assim maior perda de carga e, consequentemente mais precisão no controle da vazão e da pressão do fluido na saída da válvula.

Angular – A perda de carga é menor do que no tipo convencional, já que o fluxo muda de direção somente uma vez (90°). Proporcionando assim uma válvula de bloqueio e regulagem com pouca perda de carga. Esse tipo deve ser instalado quando uma tubulação vertical e outra horizontal precisam ser conectadas, mantendo o escoamento do fluxo; esta disposição dispensa o uso de um cotovelo ou curva de 90° na instalação.

Tipo Y – Nesse tipo a haste fica inclinada a 45° em relação ao escoamento do fluido, desta forma a passagem se torna ininterrupta, com maior coeficiente de fluxo e menor perda de carga entre todos os estilos de válvulas globo. O formato em Y reduz o espaço de instalação da válvula.

Aerodinâmico – É utilizado em aplicações mais específicas, onde temos aplicações mais severas de escoamento. Por exemplo, quando o diâmetro da válvula é menor que o da tubulação, dessa forma o fluxo é induzido a uma alta velocidade.

Fundo de Tanque – Esse tipo tem uma função específica: controle ou bloqueio de um fluido no fundo de um tanque. Esse tipo permite a drenagem completa de um tanque, facilitando o escoamento de fluidos viscosos.

Agulha – O nome “agulha” deve-se ao formato da ponta da haste responsável pela vedação e controle do fluxo através da válvula. Por serem válvulas de pequeno porte, são utilizadas em processos de alta pressão ou quando é necessário controle mais fino em alguma variável do processo.

Globo não-retorno – É a válvula na qual o obturador não é preso à haste, sendo livre para se movimentar verticalmente. As válvulas tipo não-retorno são aplicadas no controle, bloqueio e retenção. Esta é uma válvula estilo globo combinada com uma de retenção do tipo pistão.
O bloqueio automático do fluxo, devido à reversão em seu sentido de escoamento, ocorre quando a haste de acionamento está na posição aberta e o obturador está livre para o movimento vertical.

Principais Características

  • Serviços que requerem operações frequentes
  • Controle de vazão
  • Permitem estanqueidade  total
  • Manutenção sem a necessidade da remoção da válvula da linha

Detalhes Construtivos

  • Norma de construção: BS 1873, API 602, MSS SP 42, MSS SP 80, MSS SP 85
  • Diâmetro:  1/4″ à 36”
  • Classe de pressão:  125# / 150# / 300# / 600# / 800# / 900# / 1500# / 2500#
  • Extremidades: Rosca, Flange, Solda de Topo, Encaixe Solda
  • Material: Aço carbono (fundido e forjado) , Aço inox (fundido e forjado), Aço Liga (fundido), Bronze
  • Internos: Aço carbono (fundido e forjado) , Aço inox (fundido e forjado), Aço Liga (fundido), Bronze