Tel.: (11) 2381-4578 | e-mail: contato@v3valvulas.com.br

Válvula Retenção

As válvulas retenção têm aplicação específica dentro do processo industrial; são utilizadas para prevenir a reversão do fluxo de um sistema de forma rápida e automática.
Sua função é permitir o escoamento do fluxo apenas em um único sentido, impedindo assim o retorno do fluido no sentido contrário.
As válvulas de retenção são operadas pelas forças dinâmicas do fluido que agem sob o elemento móvel de vedação.
Existem válvulas de retenção que somente abrem ou fecham quando uma determinada pressão é alcançada.
O único modo de operação de uma válvula de retenção é através do próprio sentido de escoamento do fluido, que dependendo da direção abre ou fecha a válvula.
Toda válvula de retenção pode ser instalada numa tubulação horizontal, com exceção das de retenção vertical (tipo esfera). No entanto, nem todas podem ser instaladas numa tubulação vertical.

Tipos de válvulas de retenção

Existem vários tipos para diferentes aplicações: portinhola, tilting disc, pistão, esfera, disco integral, disco duplo e fundo de poço.

Portinhola – É o tipo mais utilizado na indústria em geral, pois oferece a menor perda de carga possível quando dimensionada corretamente. São muito quando é necessária uma vedação estanque no contrafluxo.
É muito utilizada em conjunto com válvulas gaveta, principalmente em recalques de bombas.
     

Tilting disc (disco inclinado)É utilizado para aplicações que exigem abertura e fechamento mais rápidos. Neste tipo de válvula tem o curso de abertura limitado a 45°, reduzindo a força de fechamento e aumentando a velocidade de resposta quanto à inversão no sentido de escoamento do fluxo.
Essa válvula é muito utilizada quando existem constantes reversões no escoamento.

Pistão – Esse tipo de válvula retenção o corpo pode ser reto, angular, aerodinâmica e tipo “Y”.
O seu fechamento também ocorre pela reversão no sentido de escoamento do fluxo; desta forma, o próprio peso do obturador auxilia no fechamento.
O obturador pode ser plano, cônico ou parabólico, ter guia apenas na parte superior ou também na inferior. Essas guias permitem um alinhamento perfeito entre o obturador e o anel sede, proporcionando uma estanqueidade perfeita.

Disco integral – Esse tipo de válvula tem seu fechamento efetuado tanto pelo fluxo quanto por uma mola. Sua ação de fechamento é rápida e silenciosa.
O fechamento do disco ocorre quando a pressão de saída se encontra num valor levemente superior ao de entrada, e pela ação da mola.

Dupla portinhola – O corpo é fornecido no estilo wafer e seu disco de vedação é composto por duas metades, movimentados por uma mola presa a um eixo (central). A mola e os discos funcionam como uma dobradiça, abrindo e fechando a passagem do fluxo.
É muito utilizada como opção em instalações de recalques de bombas, com pouco espaço e peso, ou em processos corrosivos, devido ao menor custo.

Esfera – É um tipo de válvula retenção com aplicação específica com fluidos abrasivos e altamente viscosos.Essa válvula de retenção possui uma guia que limita os movimentos da esfera e a direciona contra o anel sede quando ocorre a reversão do fluxo.

Fundo de poço – Aplicação única, pois é projetada apenas para instalações em linhas de sucção de bombas, mantendo a tubulação preenchida. Deve ser instalada abaixo do nível do líquido para evitar a entrada de ar na sucção da bomba, causando cavitação.
São também conhecidas como “válvulas de pé”.

Principais Características

  • Passagem do fluido em apenas um sentido
  • Aplicação em linhas de recalques de bombas
  • Indicadas para trabalhar em linhas de líquidos, gases e vapores sujeitas a inversão de sentido do fluxo
  • Estaqueidade total

Detalhes Construtivos

  • Norma de construção: API 594, API 600, API 602, API 603, BS 1868, MSS SP 42, MSS SP 71, MSS SP 80, ANSI B 16.34
  • Diâmetro:  1/4″ à 36”
  • Classe de pressão: PN10 / PN16/ PN 25/ 150# / 300# / 600# / 800# / 900# / 1500# / 2500#
  • Extremidades: Rosca, Flange, Solda de Topo
  • Material: Aço carbono (fundido e forjado) , Aço inox (fundido e forjado), Aço Liga (fundido), Bronze
  • Internos: Aço carbono (fundido e forjado) , Aço inox (fundido e forjado), Aço Liga (fundido), Bronze